Saiba a importância de celebrar o Dia do Profissional de Educação Física

Saiba a importância de celebrar o Dia do Profissional de Educação Física
ícone de calendario

Atualizado:
02/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
02/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


No dia 01 de setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. A  celebração ocorreu nesse dia por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696 em 1998, quando foi regulamentada a Profissão de Educação Física e criados os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

Os profissionais que atuam nessa área tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar por meio de atividades físicas. Durante a pandemia, diversas pessoas passaram a se exercitar com mais frequência. Diversos profissionais de educação física fizeram lives para que seus seguidores se exercitassem em casa.

Para entender mais sobre a importância de celebrar o Dia do Profissional de Educação Física, criamos um conteúdo especial sobre os promotores da saúde e inimigos do sedentarismo. Confira!

Quando se comemora o Dia do Profissional de Educação Física?

Como mencionado anteriormente, o Dia do Profissional de Educação Física é celebrado no dia 01 de setembro. A aprovação ocorreu por meio da Lei Federal nº 9696, em 1998. Ou seja, no país, essa data já é comemorada há 23 anos.

Nesse período em que a profissão foi regulamenta, foram criados os Conselho Regional e Federal de Educação Física. Os primeiros a serem constituídos foram do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (CREF1), um dos representantes mais ativos da categoria e que que transformou o Estado na capital nacional da Educação Física.

Os profissionais dessa área estão diretamente relacionados com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população. 

Como é o dia a Dia do Profissional de Educação Física

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, o Profissional de Educação Física é  aquele identificado pelas seguintes denominações:

  • Professor de Educação Física.
  • Técnico Desportivo.
  • Treinador Esportivo. 
  • Preparador Físico. 
  • Personal Trainer. 
  • Técnico de Esportes. 
  • Treinador de Esportes. 
  • Preparador Físico-corporal. 
  • Professor de Educação Corporal. 
  • Orientador de Exercícios Corporais. 
  • Monitor de Atividades Corporais.

Há diversas áreas de atuação em que esse profissional pode atuar e se especializar, além de poder trabalhar em academias, escolas de educação básica ou treinador particular. Ao longo do tempo, nota-se que a busca por profissionais tem aumentado bastante em vista da população estar mais interessada em manter o corpo saudável.

Durante a década de 80, as atividades estavam bastante associadas aos atores de filmes de ação, como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Já a atriz Jane Fonda foi a precursora pela chegada da ginástica aeróbica, o que deu início a transformação de academias e o modelo que elas são hoje.

Já nos anos 90 e início dos anos 2000, fazer atividades físicas era sinônimo de querer “estar em forma”. Hoje em dia, exercitar-se nas academias e ter um profissional de educação para auxiliar nos treinos virou algo para um profissional de educação física.

O que faz o profissional de educação física 

Segundo estudo divulgado pela Veja Saúde, o sedentarismo na quarentena piorou a saúde de mulheres entre 50 e 70 anos. Nas primeiras 16 semanas de confinamento, as voluntárias ao teste tiveram perda de força muscular e condicionamento aeróbico, assim como aumento dos níveis sanguíneos de colesterol.

Para quem nunca fez nenhuma atividade física ou precisa de instruções personalizadas, o profissional de exercícios físicos pode auxiliar ao preparar treinos de acordo com os alunos que possui, alguns mais abrangentes e outros personalizados. 

Tais planos podem incluir:

Musculação

Uma série de exercícios realizado com diferentes tipos de halteres, indicado para pessoas de múltiplas idades e diferentes objetivos. 

Caminhada ou Corrida

Exercícios aeróbicos que podem ser realizados tanto em esteiras quanto nas ruas ou parques. 

Alongamentos 

Esse tipo de atividade contribui para que o aluno possa ter mais flexibilidade no corpo, permitindo exercer sua rotina de forma mais ágil e menos cansativa.

Como se tornar um profissional de educação física

Para ser um profissional dessa área, você precisa cursar a faculdade de Educação Física e estudar o mercado de trabalho. Além disso, deve estar ciente que seu objetivo é promover a saúde das pessoas por meio das atividades físicas.]

Quem deseja se matricular em um curso de graduação pode prestar vestibular para faculdades públicas, conseguir bolsas ou parcelar seus estudos. Diversos alunos optam ou pelo financiamento estudantil, obtido por meio de programas do Governo Federal; ou por linhas de empréstimo, concedida pelos bancos aos universitários e que possuem menor taxa de juros.

Além do diploma de conclusão do curso, vindo de uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC  ser obrigatório para exercer a profissão, também é necessário possuir o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

As áreas de atuação  são diversas: desde professores para ministrar aulas da disciplina de Educação Física, nos ensinos fundamental e médio; até empresas de diversos setores que contratam profissionais para elaborarem e executarem programas de ginástica laboral para os funcionários. 

Profissional de educação física pode ser MEI

Uma mudança ocorrida em virtude da aprovação da Resolução 137/17 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), determinou que profissionais da educação física que atuam como personal trainers não podem ser enquadrados como MEI.

Essa decisão ocorreu pelo fato de que nenhum profissional liberal, isto é, que exerce uma atividade regulamentada, pode ser igualado a um empresário. 

O personal trainer que atua como microempreendedor individual deve solicitar o desenquadramento no Portal do Simples Nacional. O profissional liberal possui registro em um conselho profissional, possibilitando que atuem tanto por conta própria, quanto contrato de trabalho em diferentes empresas.

Uma opção para profissionais que desejam regularizar-se é se tornar um Empresário Individual (EI), Empresário Individual de Responsabilidade Ilimitada (EIRELI) ou Sociedade Limitada.

Conclusão

Pessoas que se dedicam a promover a saúde e o bem-estar merecem ser homenageadas e reconhecidas pelo seu papel de importância na sociedade. Por este motivo, o Dia do Profissional de Educação Física merece o reconhecimento perante suas ações.

Graças ao seu empenho e disposição, vemos mais pessoas se interessando e buscando por atividades físicas, melhor qualidade de vida e maneiras de se manter ativo.

Conhece algum profissional da área ou interessados em ingressar na área? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais para que saibam mais sobre o Dia do Profissional de Educação Física.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.