17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: saiba como funcionam

17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: saiba como funcionam
ícone de calendario

Atualizado:
21/01/2022

ícone de calendario

Publicado:
27/04/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram criados em 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, com o intuito de que todos os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) seguissem uma agenda mundial de metas a serem alcançadas até o ano de 2030.

Ao todo, contamos com 17 objetivos e 169 metas que preveem ações de caráter emergencial em diferentes áreas como agricultura, educação, saúde, água e saneamento, sustentabilidade, clima, economia, igualdade de gênero, entre outros.

Leia também sobre: ESG:

Pensando nisso, produzimos este post para ajudar você a entender um pouco mais sobre o que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e quais são as contribuições da ONU para seu progresso. Leia o conteúdo até o final e confira! 

Qual é o papel da ONU no desenvolvimento sustentável?

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada no ano de 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o principal intuito de promover a segurança internacional e a paz entre as nações.

Um de seus principais documentos, nomeado como Carta da ONU, estabelece a todos os países membros que priorizem ações mais sustentáveis, bem como estreitem “(…) uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário, e para promover e estimular o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião”.

Em seu artigo 55, vemos também o desejo de criar condições de estabilidade e bem-estar para a população mundial. Sendo assim, suas ações deveriam favorecer:

  • a) níveis mais altos de vida, trabalho efetivo e condições de progresso e desenvolvimento econômico e social;
  • b) a solução dos problemas internacionais econômicos, sociais, sanitários e conexos; 
  • c) a cooperação internacional, de caráter cultural e educacional; e

d) o respeito universal e efetivo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião.

Como sabemos, a atuação da ONU tem um papel fundamental na mobilização das nações e também de toda sociedade, no que se refere a construção de um mundo muito mais justo e sustentável.

Como funcionam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Nos anos de 1990, a ONU passou a promover e participar de Conferências Internacionais que tinham como principal foco discutir questões relacionadas ao Meio Ambiente e aos Direitos Humanos.

Um pouco tempo depois, a elaboração das metas e objetivos da Organização — tendo como foco a garantia de uma vida melhor e mais equilibrada à toda sociedade — sofreu a influência de outro evento importante: o Relatório de Brundtland. 

Esse relatório foi publicado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1987. Nele temos a definição de Desenvolvimento Sustentável “(…) é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”.

Como sabemos, todos esses acontecimentos contribuíram para a elaboração da “Declaração do Milênio das Nações Unidas” que, realizada em setembro de 2000, contou com o apoio de 191 países membros em uma assembleia

Nesse documento constavam os oito Objetivos do Milênio (ODM), que foram divididos em 21 metas acompanhadas pelo progresso de um conjunto de 60 indicadores. Tais metas tinham como horizonte 1990 á 2015:

Objetivos de desenvolvimento do milênio

Meio ambiente entre os objetivos do Milênio
Fonte: Organização Mundial da Saúde

Em favor do prazo de duração dos objetivos ser até o ano de 2015, durante a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) realizada em 2012 no Rio de Janeiro, foi lançado um documento base para que as nações membros da ONU criassem um novo conjunto de Objetivos e Metas. 

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

E durante a Cúpula da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, realizada também em 2015, na cidade de Nova York, foi proposto aos países membros da Agenda 2030 o cumprimento de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, que viriam a se tornar vigentes pelos próximos 15 anos depois de sua aprovação.

17 metas do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU
Fonte: Organização Mundial da Saúde

Qual a relação dos ODS com as empresas? 

Cada um dos 17 ODS é um desafio a ser alcançado para vivermos em um mundo muito mais próspero, sustentável, justo e inclusivo. No entanto, para o sucesso desse caminho é necessário uma ação global, envolvendo governos, sociedade civil e as empresas. 

Segundo o Ban Ki-moon, secretário geral das nações unidas “As empresas são parceiras vitais no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e elas podem contribuir através das suas atividades principais. Solicitamos que as empresas de todo o mundo avaliem seu impacto, estabeleçam metas ambiciosas e comuniquem seus resultados de forma transparente (SGD Compass – Diretrizes para implementação dos ODS na estratégia de negócios, 2015)”.

Ainda sobre esta publicação, referente ao Pacto Global, a ONU tem investido seus esforços em iniciativas que engajem diferentes empresas e organizações à adoção de políticas e práticas de sustentabilidade. 

Assim, elas podem avaliar seus impactos sobre os ODS e incluir essa temática em sua estratégia, além de descobrir novas oportunidades de crescimento e amenizar todos os riscos futuros.

Essa inclusão aumenta o valor da sustentabilidade corporativa e ajuda a fortalecer as relações com as partes interessadas. E é por este motivo que muitas delas já passaram a usar os ODS como direcionadores da sua estratégia de sustentabilidade ou ainda como comunicar sua geração de valor para sociedade.

Conclusão

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma importante e fundamental resposta às negociações globais que além do capital devem se preocupar com a sustentabilidade dos recursos que temos hoje. 

Sejam eles sociais, ambientais ou econômicos, é preciso que todos os países membros estejam alinhados em um só propósito: garantir que gerações futuras tenham mais qualidade de vida. Assim, as iniciativas previstas pelos ODS e suas metas poderão não apenas engajar como também conscientizar a todos de seu papel.

Para saber mais, acesse os conteúdos do Pacto Global e descubra como você e sua empresa podem colaborar nessa agenda global.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *