Aprenda como funciona empréstimo com garantia de veículo

19 out 2023
6min de leitura

O empréstimo com garantia de veículo é uma linha de crédito bastante vantajosa para quem possui um veículo, pois, além de conseguir um crédito alto, você continua com o direito de uso do bem.

Neste post, apresentamos as vantagens e os requisitos dessa linha de crédito, além de outras opções de empréstimo com garantia, como o Home Equity e o crédito colateralizado. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo!

O que é empréstimo com garantia de veículo?

No empréstimo com garantia de veículo, como o próprio nome diz, o automóvel é a garantia de quitação do valor emprestado. Por isso, esse tipo de crédito conta com taxas de juros mais baixas, prazos longos para pagamento e valores que podem chegar até 120% do preço de mercado do veículo.

E fique tranquilo: você continua usando seu veículo normalmente, mas não pode vendê-lo até quitar o empréstimo. Caso haja inadimplência, em casos extremos, o bem pode ser tomado pela instituição financeira.

Antes de solicitar qualquer linha de crédito, faça simulações de empréstimo para encontrar parcelas que não comprometam seu orçamento.

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo?

Entender como funciona o empréstimo com garantia de veículo é simples. Você solicita o empréstimo na instituição financeira oferecendo seu veículo como garantia da operação. Em troca, recebe uma quantia de crédito de acordo com o valor de mercado do veículo.

O processo de solicitação do empréstimo, envio de documentos e análise de crédito são similares a outras modalidades de empréstimo com garantia. É necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de renda e de residência, documentos do veículo e mais. O veículo precisa estar quitado e no nome da pessoa que solicita o empréstimo.

Diferente das outras linhas de crédito, o pagamento do empréstimo com garantia de veículo pode ser feito com parcelas mensais fixas ou em parcela única no final do prazo estipulado.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quais são os veículos que essa linha de crédito aceita?

Nem todos os veículos são aceitos como garantia de empréstimo, por isso, é preciso cumprir determinados requisitos — que variam conforme cada instituição financeira. De modo geral, são aceitos automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus e até barcos. Podem ser novos ou seminovos, que sigam os critérios:

  • Quitado, sem restrição ou multa;
  • Boas condições de uso;
  • Valor de mercado compatível ao valor do empréstimo;
  • Aprovação na avaliação prévia.

Confira também: Empréstimo confiável: confira opções e dicas

Algumas instituições solicitam a avaliação do veículo antes de definir o valor máximo do empréstimo. Nesse caso, fatores como quilometragem, documentação, estado de conservação do veículo e outros aspectos, podem interferir no valor de mercado.

Como dissemos anteriormente, o direito de uso do veículo continua com você, por isso, lembre-se que, ao solicitar esse tipo de empréstimo, a manutenção, os impostos, como IPVA, e o seguro devem ser pagos por você.

Como solicitar um empréstimo com garantia de veículo?

Além de entender como funciona empréstimo com garantia de veículo, veja como solicitá-lo:

  1. Verifique se o seu veículo está com os documentos em dia, sem multas pendentes e em boas condições de uso;
  2. Pesquise se as instituições financeiras que oferecem essa modalidade estão reguladas pelo Banco Central;
  3. Faça simulação de empréstimo, e analise o CET (custo efetivo total) do empréstimo. Nesse valor total, já estão inclusas todas as tarifas e taxas de juros, ou seja, é o valor que você vai pagar ao solicitar esse crédito;
  4. Separe documentos pessoais com foto, comprovante de residência, comprovante de renda, documento do veículo e comprovante de pagamento dos impostos;
  5. Confira se a instituição financeira exige a avaliação do veículo;
  6. Negocie as condições de pagamento: antes de assinar o contrato, confira a taxa de juros, prazos para pagamento, valor das parcelas e mais;
  7. Entenda os detalhes do contrato de alienação fiduciária, no qual você transfere seu bem para a instituição financeira como garantia do empréstimo. Saiba mais sobre o assunto com Marina D’Aulísio, gerente comercial da CashMe, no vídeo abaixo:

Vantagens do empréstimo com garantia de veículo

Como há um bem como garantia do empréstimo, a principal vantagem da modalidade é o acesso a prazos maiores para pagamento, parcelas mais flexíveis e taxas de juros mais baixas em relação a outras linhas de crédito.

Além disso, o valor de crédito pode ser alto e você continua com o direito de uso do veículo. Para quem está negativado, a modalidade também pode ser uma saída pelo fato de haver uma garantia.

Outras opções de empréstimo com garantia

Além de veículos, há outras modalidades de empréstimo com garantias como casas, terrenos, FGTS, carteira de investimentos e mais.

Home Equity — Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel é uma linha de crédito na qual casas, apartamentos, imóveis comerciais e outros são ofertados como garantia. Essa modalidade oferece alto valor de crédito — na CashMe, pode chegar até 60% do valor de avaliação do imóvel —, prazo longo para pagamento e taxa de juros mais baixas do que as outras modalidades de crédito.

O Home Equity também possui o contrato de alienação fiduciária, em que você continua com o direito de uso sobre o imóvel, seja para alugar ou morar, mas não pode vendê-lo enquanto não quitar o empréstimo.

Empréstimo com garantia de FGTS

O empréstimo com FGTS em garantia é uma opção que não envolve o contrato de alienação fiduciária. Nessa linha de crédito, existem duas possibilidades:

  • Saque-aniversário;
  • Saldo do FGTS que já foi depositado.

Essa modalidade também oferece menor risco de inadimplência, por isso, possui taxa de juros mais baixas e alto valor de crédito. Veja como fazer o empréstimo com garantia de FGTS e se é uma opção viável para você.

Crédito colateralizado

Uma das modalidades de empréstimo com garantia vantajosa é o crédito colateralizado. Se você possui uma carteira de investimentos, você pode oferecê-la como garantia de empréstimo, dessa forma, você consegue obter mais liquidez nela sem precisar se desfazer dos títulos.

Nesse caso, sua carteira de investimentos fica bloqueada pelo empréstimo, porém os rendimentos continuam. Assim, você pode receber os rendimentos após o término da quitação do empréstimo. Entenda mais sobre o crédito colateralizado e veja se vale a pena para seu objetivo.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira tudo sobre empréstimo de R$100 mil: veja como solicitar. Até a próxima!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

2 pensamentos sobre “Aprenda como funciona empréstimo com garantia de veículo

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade