Duas pessoas se cumprimentando, uma delas com a miniatura de uma casa em uma de duas mãos

Financiar 100% do imóvel em 2024: vale a pena?

23 abr 2024
4min de leitura

A maioria dos financiamentos imobiliários exige entrada de 20% a 30% do valor do imóvel, o que dificulta o sonho da casa própria para muitos brasileiros. Por isso, existem alternativas que podem te auxiliar nesse processo, como linhas específicas para financiar 100% do imóvel ou até mesmo opções de crédito com taxas mais vantajosas. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Quanto a parcela do financiamento deve comprometer a renda mensal?

Antes de financiar um imóvel, é importante ter um orçamento bem estruturado e uma reserva financeira para possíveis emergências. O valor da parcela mensal não deve ultrapassar 30% da sua renda para manter sua saúde financeira. Independentemente do empréstimo, foque nesse valor e negocie para que a parcela fique dentro do seu planejamento.

É possível financiar 100% de um imóvel?

Sim, é possível financiar 100% do imóvel, porém em casos específicos. Existem duas opções para financiar o seu imóvel sem dar entrada: a primeira é comprar empreendimentos na planta e negociar diretamente com a construtora. A segunda opção é pelo Programa Casa Minha Vida, mas é preciso entrar em contato com a Caixa Econômica e conferir os pré-requisitos atualizados.

De modo geral, para usufruir do Programa Minha Casa, Minha Vida, é preciso seguir as regras abaixo:

  • Utilizar o imóvel com a finalidade de moradia;
  • Não poder participar de outros programas habitacionais do governo;
  • Não ter nenhuma hipoteca no seu nome;
  • Ter mais de 18 anos;
  • Morar na mesma cidade do imóvel que deseja adquirir.

Você também pode se interessar: Conheça todos os tipos de financiamentos imobiliários disponíveis

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Vale a pena financiar 100% do valor do imóvel?

Sabemos que dar uma entrada de 20% do imóvel — ou mais — é um dos requisitos da maioria dos financiamentos, e esse valor deve ser pago à vista assim que o contrato do empréstimo é assinado. Essa ação funciona como uma garantia e reduz o valor total do crédito, taxa de juros e valor da parcela.

No entanto, nem todo mundo possui esse valor para oferecer como entrada do financiamento. Por isso, existem alternativas, porém preste atenção na taxa de juros, que costumam ser altas.

Além dessas alternativas, pesquise outras linhas de crédito e faça simulações para comparar as condições de pagamento e o CET. Existem outros tipos de empréstimos que oferecem alto valor de crédito e prazos maiores para pagamento, além da possibilidade de escolher o sistema de amortização entre a Tabela SAC e a Tabela Price, como o Home Equity da CashMe.

Quais são as opções para financiar 100% de um imóvel?

Para comprar o imóvel dos sonhos, você pode optar por algumas linhas de crédito, além do financiamento de 100% do valor. Assim, você consegue melhores condições para pagamento, além de taxa de juros mais justas. Confira as opções abaixo:

Home Equity

O Home Equity, também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, é uma linha de crédito bastante vantajosa. Para essa modalidade, é preciso oferecer um imóvel como garantia, que pode ser residencial, comercial ou terreno em área urbana. Essa garantia reduz o risco de inadimplência do empréstimo, assim a instituição financeira consegue oferecer uma taxa de juros mais baixa, além de crédito de até 60% do valor do imóvel.

Para esse crédito, não é necessário oferecer uma entrada. Além do valor das parcelas serem menores, o prazo de pagamento é longo e o crédito pode ser utilizado para a finalidade que desejar. O imóvel fica em contrato de alienação fiduciária, ou seja, você pode continuar utilizando-o para morar ou alugar, só não pode vendê-lo até quitar o empréstimo.

Programa Minha Casa, Minha Vida

Um dos programas governamentais mais conhecidos pelos brasileiros, conhecido como “Minha Casa, Minha Vida Faixa I” oferece o financiamento de 100% do imóvel, porém é preciso que a família tenha renda mensal bruta menor de R$ 2.640,00, ser maior de idade e não ter nenhum outro imóvel no seu nome.

Construtora

Os imóveis na planta podem ser negociados diretamente com a construtora com a isenção do valor da entrada. As condições podem variar conforme a construtora, e algumas exigem essa cobrança. Mas, por ser um imóvel na planta, ele é mais barato.

Consórcio imobiliário

O consórcio imobiliário é uma modalidade que não tem taxa de juros e funciona como um autofinanciamento em grupo, em que todos têm o mesmo objetivo. Todos os meses, os participantes devem pagar a parcela do consórcio para formar o fundo comum do grupo, assim é sorteado um ou mais consorciados com a carta de crédito para a compra do imóvel.

Entenda como ser contemplado mais rápido no consórcio.

Para essa modalidade, é preciso planejamento, pois se você não for sorteado, poderá dar um lance para aumentar suas chances. Além disso, leia todo o contrato do grupo antes de ingressar, para entender todas as regras.

Por fim, financiar 100% do imóvel é possível, porém é preciso considerar as condições de pagamento e verificar outras alternativas para saber qual a mais vantajosa para seu bolso. Aproveite para navegar no nosso blog e conferir outros conteúdos sobre educação financeira, empréstimos e mais. Confira também: Apartamento sem entrada: esse tipo de compra existe? Até lá.

1/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade