Como ganhar dinheiro no Instagram? Confira as dicas!

Como ganhar dinheiro no Instagram? Confira as dicas!
ícone de calendario

Atualizado:
30/11/2021

ícone de calendario

Publicado:
30/11/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
1

Redação CashMe

Redação CashMe


O Instagram deixou de ser uma simples rede social e passou a ser uma das ferramentas de trabalho mais utilizadas por quem deseja monetizar na internet. Hoje, são mais de 110 milhões de usuários ativos só no Brasil!

Quantas vezes você já abriu o Instagram hoje? O aplicativo se tornou tão frequente em nossas rotinas que passou a abranger muito além da vida pessoal. Com um dos algoritmos mais potentes da internet, a rede social do Mark Zuckerberg é um prato cheio para quem deseja ganhar dinheiro na internet.

O ambiente digital como plataforma de vendas deixou de ser uma alternativa e passou a ser uma realidade para muitos comerciantes, ainda mais no contexto pandêmico em que vivemos – que obrigou muitas empresas a migrarem seus negócios para o online. É nesse cenário que o Instagram se consolidou como a quarta rede social mais utilizada no Brasil.

Mas, afinal, como ser um instragrammer de sucesso e quais os passos essenciais para quem quer ganhar dinheiro na rede? A CashMe separou algumas dicas valiosas, além de dados que comprovam a força do Instagram como a rede de vendas online do momento. Confira!

Por que utilizar o Instagram como plataforma de negócios?

As estatísticas do Instagram são impressionantes, o que faz da rede uma das mais rentáveis para comerciantes, influencers e usuários da internet. E conhecer a fundo esses dados é importante para uma estratégica de negócios, já que te ajuda a traçar um planejamento com base tanto na sua marca, como no público que deseja atingir.

1 bilhão de usuários ativos

Os números do Instagram falam por si só: em 2020, a rede registrou mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente! Para quem tem um negócio, a notícia não poderia ser melhor, já que é a oportunidade perfeita para expandir as vendas e o alcance da marca.

Mesmo empresas regionais podem se beneficiar do Instagram para levar sua marca a lugares até então inimagináveis. O algoritmo correto é capaz de divulgar um produto até mesmo para outros países. Há espaço de sobra para aqueles que desejam monetizar com a ferramenta para uso próprio ou corporativo.

Brasileiros engajados

São mais de 110 milhões de usuários ativos no Brasil, sendo o terceiro país de maior acesso na plataforma – totalizando 47% da população brasileira! A estimativa para 2025 é que o Instagram ultrapasse a marca de 135 milhões de usuários. Ou seja, público não falta para você expandir suas ideias.

Para além do número de usuários, a taxa de engajamento do Instagram chega a ser 4x maior quando comparada a do Facebook. As duas empresas fazem parte do mesmo conglomerado – agora, chamado de Meta –, porém, a segunda vem perdendo força na preferência do público e também das empresas.

Perfeito para os negócios

Em pesquisa realizada pelo Meta, a empresa indicou que até 90% do público do Instagram utiliza a rede para seguir ao menos uma marca. Além disso, 81% dos usuários acessam a busca do aplicativo para procurar novos produtos e serviços. 

Esses dados apontam uma mudança de estratégia para o Instagram, que deixa de ser uma mera rede social de fotos para se tornar um marketplace completo. Não à toa, as marcas têm se empenhado para gerar conteúdos criativos e que engajam e retêm o cliente em sua base, com investimento em posts patrocinados e influenciadores.

5 dicas para monetizar seu negócio com o Instagram

Agora que você já sabe por que o Instagram é o queridinho de muitas marcas e negócios, deve estar se perguntando: como, afinal, monetizar em uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros? Antes de mais nada, você deve estabelecer conceitos básicos de marca e público, para então seguir uma direção.

1. Conheça o seu público

Poucos negócios dão certo num mercado competitivo como o atual, se não houver um bom planejamento estratégico. E para criar estratégias certeiras, é imprescindível que você conheça o público alvo do seu produto ou ideia. 

Se a sua marca pessoal ou profissional pretende atingir adolescentes, por exemplo, o Instagram pode não ser o mais indicado – o TikTok é o grande queridinho da Gen Z

De acordo com dados captados pela empresa Statisa, 31% dos usuários brasileiros do Instagram fazem parte da geração Y, mais conhecida como Millennials, a faixa etária dos 25 aos 34 anos. Já entre os gêneros, o público feminino domina a rede, com cerca de 58,5% do público brasileiro.

2. Humanize a sua marca – pessoal x comercial

Criar um perfil comercial é fundamental para quem deseja monetizar com o Instagram no caso de abrir um negócio. Porém, é preciso saber humanizar a sua marca, com publicações orgânicas e autênticas, para dar uma cara única para o empreendimento.

Se você pretende monetizar por meio da sua própria conta pessoal – com parcerias, por exemplo –, é fundamental que saiba expor apenas o essencial, ou mesmo mesclar de maneira estratégica os conteúdos. Mas, lembre-se: o perfil comercial disponibiliza recursos exclusivos, como estatísticas, anúncios e links para os stories.

Independentemente de conta pessoal ou comercial, você estará vendendo uma imagem para os seguidores. A maneira como você se expressa, se veste e comunica faz toda a diferença na hora de vender um produto ou mesmo uma ideia.

3. Trabalhe como influenciador

Caso você não tenha um negócio específico e deseja monetizar por meio do seu próprio perfil pessoal, a dica é seguir o caminho dos influenciadores digitais. O primeiro passo para ganhar dinheiro como influencer no Instagram é fortalecer o número de usuários da sua rede.

Uma conta com muitos seguidores atrai as empresas locais em busca de engajamento, que, através de parcerias, realizam a propagação de serviços e produtos por meio de um terceiro – neste caso, você. 

Para angariar possíveis parceiros, você pode entrar em contato direto com a empresa que mais se alinha ao seu direcionamento, e oferecer o serviço de divulgação, resenhas e mais.

A plataforma Kuak, por exemplo, conecta influenciadores e empresas que desejam ampliar o marketing de influência no Instagram e em outras redes do ramo, a fim de vender produtos e ideias.

4. Venda produtos afiliados

Outra maneira de ganhar dinheiro no Instagram é por meio de programas de afiliação. Essa é uma ótima dica para quem não tem um negócio propriamente dito, mas deseja monetizar com a ferramenta, ou mesmo para quem quer vender produtos sem a exposição pessoal que a vida de influencer exige.

O trabalho do afiliado consiste em gerar tráfego de visitas à página da marca, por meio de códigos promocionais ou links rastreáveis que são enviados por mensagem ou mesmo em publicações pessoais. Ao gerar um código rastreado ao seu nome, seus amigos, familiares e demais seguidores podem fazer a compra de produtos que geram uma comissão para o seu link.

Diversas lojas de varejo trabalham com links afiliados para quem deseja gerar uma renda extra por meio de cliques e compras. O Portal de Associados da Amazon, por exemplo, paga até 9% de comissão.

Conclusão

Como você pode perceber, há diversas maneiras de ganhar dinheiro no Instagram, tanto de forma direta como indiretamente, por meio de parcerias com marcas já consolidadas. Com o advento do comércio digital como principal plataforma para muitos comerciantes, a ferramenta tende a crescer ainda mais nos próximos anos.

Ganhar dinheiro no universo digital nem sempre é fácil, afinal é preciso planejamento para o ponto de partida. Pensando em abrir um negócio ou rentabilizar na internet? Um empréstimo com garantia de imóvel pode ser o aliado que faltava para dar o start. Confira as condições da CashMe e peça o seu!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elson

Elson no 30/07/2022 a partir do 20:10

Muito bom o conteúdo! GOSTEI

1 Comentários