Dia do Açougueiro: saiba mais sobre a profissão

Dia do Açougueiro: saiba mais sobre a profissão
ícone de calendario

Atualizado:
27/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
02/10/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O Dia do Açougueiro é celebrado em 9 de outubro, em homenagem a todos os profissionais do setor frigorífico brasileiro. A data contribui para uma maior valorização da classe e reconhecimento pelos trabalhos.

Você já parou para pensar no quanto esse profissional é importante para a subsistência de um extenso país como o Brasil? 

E não pense que ele é responsável apenas pela venda das carnes fresquinhas que encontramos no açougue! Trata-se de um trabalhador completo que cuida de todos os passos necessários para levar carne saborosa para a mesa de todos. Conheça um pouco mais sobre o dia a dia do açougueiro.

O que faz um açougueiro?

É comum que enxerguemos no açougueiro a figura clássica de um trabalhador animado e amigo da vizinhança. Mas, além do profissional carismático e sempre pronto para ajudar que encontramos no balcão, há um arsenal de funções que fazem da rotina do açougueiro bastante atarefada.

Além de ser responsável pelo corte das carnes, o açougueiro também cuida de toda a preparação e separação dos materiais. Um ponto importante para que um açougue ganhe pontos no bairro é também prezar pela higiene, tanto dos profissionais como dos frigoríficos em geral.

E por isso é também função do açougueiro cuidar de toda a parte de estoque das empresas, por meio de regras de limpeza, controle sanitário e temperatura ajustada das câmaras frias. Outro ponto que acaba passando batido por quem frequenta um açougue é em relação aos cortes variados.

Você sabia que há diversas formas de uma carne ser cortada? E a habilidade de lidar com os produtos é outra função primordial de um bom profissional da área. Por essas e outras, o Dia do Açougueiro é também o dia de todos os trabalhadores da área, desde auxiliares de frigoríficos até atendimento ao cliente e armazenamento.

Principais atividades do açougueiro

Se fôssemos elencar todas as atividades diárias de um profissional de açougue, poderíamos citar as seguintes como parte do escopo da profissão: 

  • Limpeza e manutenção do frigorífico;
  • Controle de qualidade das carnes;
  • Corte e distribuição das carnes conforme a demanda;
  • Atendimento ao cliente;
  • Embalagem e proteção das peças para manter a temperatura ideal;
  • Contato com fornecedores e distribuidoras parceiras.

Origem da profissão

Agora, um pouco de história para contextualizar o dia a dia do trabalho de um açougueiro! A origem da palavra “açougue” vem do árabe e significa mercado ou feira. Esse formato de mercantilização vem dos tempos medievais, e foi se modernizando ao longo dos anos para se ajustar conforme as demandas.

Mercado de trabalho

Você sabia que o Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo? Além disso, é o quarto maior exportador de carne bovina, figurando sempre entre os protagonistas do setor. O consumo interno também é muito forte, o que garante um mercado de trabalho aquecido para os profissionais da área.

Qual a formação necessária para ser um açougueiro?

Se você já se perguntou se existe formação para açougueiro, a resposta mais rápida é não! Porém, há diversas especializações técnicas para o aprendizado e aperfeiçoamento das técnicas. Mas o bom trabalho costuma vir com a prática, já que a habilidade com os cortes é aprimorada no dia a dia do profissional.

Os cursos de especialização oferecem uma base teórica sobre os diversos tipos de cortes, as características do setor pecuário brasileiro e formas de armazenar e refrigerar as carnes. Esse tipo de curso é geralmente oferecido por faculdades voltadas para os profissionais do campo, além de serem matérias complementares em formações de Agronomia e afins.

Onde um açougueiro pode trabalhar?

Engana-se quem pensa que o açougueiro trabalha apenas em açougues próprios. Como dito anteriormente, por ser uma profissão versátil e de inúmeros processos, permite ao profissional navegar por diferentes frentes de atuação. Entre as principais, encontram-se oportunidades em áreas como:

Controle de qualidade e pesquisa em açougues

Se você é daqueles que opta por comprar carne em açougue ao invés de mercado, saiba que há um motivo para tal. Atualmente, há inúmeras normas sanitárias que servem de controle de qualidade para os açougues mundo afora, o que contribui e muito para a chegada de um produto de alta qualidade na mesa dos clientes. 

Isso se dá por conta de uma rígida fiscalização, que garante a entrega de produtos frescos e em dia para os empreendimentos. O profissional açougueiro também pode atuar nesse mercado, por meio de pesquisas de campo e controle de qualidade.

Distribuição e atendimento em supermercados

Por meio de um campo de atuação interno, o açougueiro de supermercados trabalha alocado em áreas restritas dos grandes mercados. É ele o responsável por realizar o corte e a separação de produtos que chegam ao estabelecimento, além de controlar todo o estoque de produtos.

Nesse campo, nem sempre o profissional trabalha com atendimento direto ao cliente, já que há a opção de trabalhar no controle interno da produção. A rotina tende a ser mais ágil por conta da alta demanda de clientes que passam pelos açougues dos mercados.

Donos do próprio negócio

Grande parte dos açougues são geridos por profissionais da área, que buscam investir no próprio negócio. O mercado é bastante aquecido, ainda mais em um país referência no setor de carne como é o Brasil. Seja para microempresas, seja para grandes empreendimentos, a área costuma ganhar incentivos e oferecer boas oportunidades.

Conclusão

Por ser um profissional dinâmico e capaz de lidar com um dos produtos mais ricos da subsistência brasileira, o açougueiro é visto como um trabalhador de confiança e responsável em seu trabalho. As instituições financeiras podem ainda facilitar as solicitações de crédito para quem deseja investir no setor.

Como você pode perceber, a rotina do açougueiro exige diversas habilidades, entre elas uma boa visão de mercado, paciência e capacidade de concentração para os momentos de corte e armazenamento.

O Dia do Açougueiro costuma ser celebrado com empresas do ramo oferecendo capacitação para seus profissionais da área. Gostou do conteúdo? O blog da CashMe está repleto de materiais interessantes para você se inspirar no mundo do empreendimento, das finanças e das profissões.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.