20 de Setembro é o Dia do Baterista: Saiba mais sobre essa data

20 de Setembro é o Dia do Baterista: Saiba mais sobre essa data
ícone de calendario

Atualizado:
08/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
11/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
2

Redação CashMe

Redação CashMe


No dia 20 de setembro é celebrado o Dia do Baterista. Músicos de muito talento,  coordenação motora e alto nível de concentração invejáveis. A bateria é um instrumento versátil e utilizado em diversos estilos musicais. O baterista é o responsável por trazer ritmo, sensibilidade e melodia para uma música.

A coordenação motora de um baterista é surpreendente, uma vez que ele pode executar múltiplas ações utilizando cada membro e fazer com que tudo soe de forma perfeitamente sincronizada. Geralmente, o baterista fica posicionado no fundo do palco, o que pode ser vantajoso e também um lugar de privilégio para apreciar um show de todos os ângulos.

Quer saber quais os melhores bateristas e curiosidades de quem manipula as baquetas? Acompanhe o texto e saiba mais por que é importante celebrar o Dia do Baterista. 

Como é o dia a dia do Baterista

A rotina de um músico profissional é bastante similar a de um atleta: ele deve treinar com frequência. É importante destacar que o dia do baterista pode variar de diferentes formas, a depender de como ele segue sua área. 

Um baterista profissional, que toca em uma banda, precisa praticar por diversas horas as músicas de sua banda e de outros artistas. Além disso, o músico precisa zelar pela sua bateria, afinal ela é o seu principal instrumento de trabalho. Esse cuidado está associado à compra de produtos de qualidade e manutenção periódica. 

Por ser um músico que utiliza todos os membros do corpo para extrair as melhores notas musicais, bateristas, em alguns casos, prezam muito por exercícios físicos. Sozinhos ou com ajuda de um profissional de educação física, o importante é aumentar a resistência física dos braços e das pernas para tocar o instrumento sem se cansar com facilidade.

Bateristas como professores de música

Um outro lado do dia a dia do baterista é aquele que trabalha com aulas para quem está iniciando ou já possui conhecimento intermediário e avançado. Basicamente, sua rotina é preparar as aulas, as partituras, a didática de seu conteúdo. 

Durante a pandemia, diversos estúdios tiveram que permanecer fechados, por esse motivo foi adotado o uso das videoconferências para continuar com as aulas de bateria para iniciantes, intermediários e avançados. 

Alguns profissionais encontraram enxergaram uma oportunidade no meio digital para comercializar seus cursos. Logo, diversos bateristas usam um período de seu dia para gravar o conteúdo e comercializar em sites de vendas de cursos, como na Hotmart.

Como ser um baterista

Ser um baterista de uma banda já foi o sonho de muitos adolescentes – em especial nos anos 80, 90 e 2000. Contudo, ainda há pessoas que desejam começar a tocar o instrumento. 

A porta de entrada é buscar escolas de música que proporcionam aulas de bateria para iniciantes. A partir daí, o futuro baterista começa a tomar aulas e aprender de forma metodológica e prática. 

Atualmente, é possível ter aulas tanto em casa quanto em estúdio. Em casa o aluno pode utilizar uma bateria elétrica ou tradicional, assim como nos estúdios.

Componentes básicos de uma bateria

Ao sentar atrás de uma bateria, o aluno irá se deparar com diversos tambores e pratos. Cada um tendo uma função diferente.

  • Caixa – um tambor que produz som mais seco e agudo, de formato cilíndrico e com duas peles fixadas em aros metálicos.
  • Surdo – Fica ao lado direito da bateria e é responsável por dar o tom mais grave é ideal para pontes e transições.
  • Bumbo – O maior tambor da bateria, posicionado no centro e à frente. Possui um som grave que marca o som da música.
  • Tons – São tambores que reproduzem variações de sons graves e médios.
  • Chimbal – São dois pratos posicionados à esquerda do baterista. Podem ser tocados tanto com o pedal quanto com as baquetas.  
  • Prato de ataque – Utilizados em transições musicais, além do encerramento de uma música.
  • Prato de condução – Seu som é similar ao de um sino. É usado para conduzir o “groove”, servindo de base para as batidas mais acentuadas.

Quem são os melhores bateristas

Quando se trata de música é bastante difícil determinar quem é melhor em algo, uma vez que cada um tem seu próprio gosto e preferências musicais. Quando é preciso encontrar os melhores bateristas, é preciso considerar estilo, talento, técnica, presença de palco e, mais do que tudo, ritmo.

Todos esses fatores são essenciais para se eleger um excelente baterista em qualquer lugar do mundo. Baseadas nessas características, confira a lista de alguns dos melhores bateristas internacionais e nacionais.

Ringo Starr – The Beatles

Pode não ser o melhor em técnica e versatilidade, porém é um dos bateristas mais influentes e de uma das bandas de rock mais famosas do mundo. Ringo Starr além de baterista, também é o vocalista de sua banda e que está ativa até os dias de hoje.

Tommy Lee – Motley Crüe 

Disparado como um dos bateristas mais teatrais da cena rock mundial. Além de ter presença de palco e excelente conhecimento técnico, Lee é conhecido por ser um baterista mais extravagante e que possui uma das batidas mais lendárias da música, podendo ser conferida na faixa Dr. Feelgood. 

Chad Smith – Red Hot Chilli Peppers

O baterista fez a sua marca no mundo, pois possui um ritmo único e contagiante e único, o que faz com que muitas pessoas gostem de escutar suas músicas. É bastante conhecido por suas “notas fantasmas”, isto é, quando a baqueta toca levemente a bateria e fazendo com o que o movimento dos braços pareça ser mais forte do que realmente é.

Keith Moon – The Who

Sua habilidade com as baquetas e as músicas que participou mostram que seu talento é indiscutível. Além disso, é conhecido por tocar da forma mais forte possível e também por finalizar seus solos de bateria de forma hilária.

Charlie Watts – Rolling Stones

Se tem um músico que merece ser homenageado no Dia do Baterista, este é Charlie Watts. Tido como um dos maiores bateristas de todos os tempos, além do rock, seu estilo tem fortes influências no jazz. Em 1989, junto aos outros membros da banda, foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame. Watts faleceu em 24 de agosto de 2021, aos 80 anos, em Londres, deixando uma legião de fãs e um legado histórico.

Rick Allen – Def Leppard

Em 2020, Allen foi eleito como o Melhor Baterista de Rock do Mundo pelo site Music Radar. Além do talento, ritmo, presença de palco e técnica excepcionais, o baterista ficou mais famoso após sofrer um acidente de carro e ficar sem um braço. Mesmo com o destino trágico, isso não impossibilitou que continuasse a seguir sua carreira. 

Aquiles Priester

Já foi eleito o segundo melhor baterista do Brasil em votação popular, promovida pelo site Whiplash em 2015. Já contribuiu em sucessos de diversas bandas nacionais e internacionais, como Angra, Hangar, W.A.S.P, entre outras.

Menções honrosas

  • Marcelo Bonfá – Legião Urbana
  • Charles Gavin – Titãs
  • Marcelo Yuka – O Rappa
  • Travis Barker – Blink 182
  • Milton Banana – Bossa Nova
  • Carlos Bala
  • Maureen “Moe” Tucker – The Velvet Underground
  • Cindy Blackman – Lenny Kravitz
  • Meg White – The White Stripes

Conclusão

Mesmo sabendo pouco sobre a origem do Dia do Baterista, celebrado no dia 20 de setembro, esse é um músico responsável por levar alegria e melodia para qualquer amante da música. 

Homenageie o seu baterista favorito compartilhando esse conteúdo em suas redes sociais e comente quem são os seus bateristas prediletos.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wilson Costa

Wilson Costa no 21/09/2021 a partir do 09:00

Excelente, parabéns.

CashMe

CashMe no 22/09/2021 a partir do 18:35

Olá Wilson! Oba, ficamos muito felizes que gostou do nosso conteúdo. Para ler mais como esse assine nossa newsletter 😄

2 Comentários

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.