Home equity é uma modalidade de empréstimo que se encontra em crescimento no Brasil, principalmente em função de suas vantagens para o contratante. Veja quais são!

Sua casa, além de ser uma fonte de bem-estar e orgulho para sua família, possivelmente constitui seu primeiro grande patrimônio. Você sabia que ela também pode proporcionar vantagens na hora de contratar um empréstimo? Conheça uma modalidade que se encontra em grande crescimento no Brasil, o crédito com garantia de imóvel ou home equity.

O que é home equity?

É uma modalidade de empréstimo em que você utiliza um imóvel como garantia, podendo ser casa, apartamento, loja, sala comercial, terreno, etc. Para que o imóvel possa ser utilizado para esse fim, é imprescindível que ele esteja com toda a documentação em dia.

A grande vantagem é que nesse tipo de empréstimo as taxas e prazos são muito atraentes, principalmente quando comparado às outras opções disponíveis no mercado. E não se preocupe, ao dar o imóvel como garantia, você continuará tendo a posse do imóvel e continuará usufruindo, seja morando, trabalhando ou alugando. Tudo que você precisa fazer é se planejar para quitar todas as parcelas do empréstimo em dia.

Mas será que vale a pena optar por essa modalidade de empréstimo? A resposta é sim. Descubra os motivos:

1. Taxa de juros mais baixas com Home Equity

O home equity oferece taxas muito inferiores às praticadas em outras modalidades comuns no mercado, visto que seu imóvel é sua garantia de pagamento. Para se ter uma ideia, a taxa média de juros do cheque especial levantada pelo PROCON/SP, em outubro de 2018, foi de 13,20% a.m. Em contrapartida, na modalidade home equity as taxas praticadas, geralmente, são menores que 2% a.m.

2. Não há limitação quanto ao uso do dinheiro

A finalidade do empréstimo na modalidade home equity só depende da sua necessidade. Assim que o valor é liberado em conta corrente, você escolhe a melhor forma de empregar. O uso costuma ser para reformar sua casa, abrir um negócio, pagar a faculdade ou intercâmbio para os filhos, trocar uma dívida cara por outra mais barata ou outros fins pessoais de qualquer tipo.

Em algumas modalidades de crédito disponíveis no mercado, como financiamento de imóvel ou de automóvel, você fica restrito a utilizar o dinheiro apenas para o fim que ele foi contratado.

3. Home Equity: Maior prazo para pagamento

Empréstimos do tipo home equity possuem, em geral, um prazo maior para pagamento  do que outras modalidades populares no mercado. O prazo mínimo de contratação é de 3 anos. Quanto ao prazo máximo, varia conforme a empresa, mas pode chegar em até 240 vezes (20 anos).

Para se ter uma ideia, empréstimos consignados contam com um prazo de até 10 anos para pagamento, enquanto que para empréstimo pessoal, geralmente, é permitido até 5 anos.

Vale destacar que o prazo oferecido em empréstimos com garantia de imóvel é superior ao que empresários costumam conseguir em bancos, o que atrai principalmente empresários que precisam de capital de giro.

4. Valor de empréstimo vinculado ao valor do imóvel

De acordo com a Resolução nº 4.271, do Banco Central, o valor solicitado como empréstimo na modalidade home equity pode chegar a até 60% do valor da avaliação do imóvel dado em garantia. Dessa forma, o valor máximo que você poderá solicitar é diretamente vinculado ao valor de avaliação do seu imóvel.

Já o valor mínimo varia de empresa para empresa, mas costuma ser a partir de R$ 50.000,00. 

Lembre-se que mesmo imóveis financiados podem ser utilizados como garantia. Nesse caso, o valor que você irá solicitar como empréstimo somado ao saldo devedor do seu financiamento, poderá alcançar até 60% do valor de avaliação do seu imóvel.

5. Não é preciso desocupar o imóvel dado em garantia

Como mencionado, você continua com a posse do imóvel dado em garantia durante a vigência do contrato de home equity e, portanto, poderá continuar usufruindo dele. A empresa que conceder o empréstimo somente exercerá os direitos sobre o imóvel caso o valor contratado não seja pago, mesmo após tentativas de renegociação.

Por isso, é importante contratar valores de acordo com sua capacidade financeira, se planejar e priorizar o pagamento das parcelas em dia. 

Além de todas as vantagens citadas, vale lembrar que o home equity pode ser contratado tanto por pessoa física como por pessoa jurídica.

Ficou interessado? A CashMe pode te ajudar. Faça uma simulação sem compromisso clicando aqui.